5 técnicas para mandar bem nos estudos em 2020

5 técnicas para mandar bem nos estudos em 2020

O CENPRE está constantemente em busca de conteúdos de qualidade para vocês, alunos, como estes sobre técnicas de estudo, oferecidos pelo Blog Carreira e Mercado da Companhia de Estágios PPM. Confira!

5 técnicas para mandar bem nos estudos em 2020

Pomodoro
Esta técnica é bem interessante para quem quer evitar procrastinação. Seu conceito baseia-se na divisão das tarefas em blocos de tempo da seguinte forma:
Faça uma lista de atividades que precisam ser realizadas e dedique 25 minutos para executar cada uma. Marque o tempo em um cronômetro e, ao finalizar a tarefa dentro do período estipulado, tire um descanso de 5 minutos e, depois, retorne ao próximo afazer. A cada quatro obrigações realizadas, faça uma pausa mais longa para descansar. É importante salientar que não pode haver interrupções durante a execução das tarefas.

Entretanto, sabemos que, quando se trata de estudos, podem ser necessários mais do que 25 minutos. Assim, vale adaptar o tempo de acordo com cada necessidade. Fazendo isso, seu cérebro irá se acostumar com os estudos fora da universidade, e você entenderá quanto tempo leva para realizar suas tarefas e ser mais produtivo.

Interrogação elaborativa
Esta técnica também ajuda a deixar o cérebro mais eficiente, uma vez que trata de utilizar os porquês para conseguir conectar os assuntos que estão sendo estudados, ajudando a reforçar o conteúdo. O objetivo é contribuir para o processo de fixação, trazendo soluções para os questionamentos feitos.
Os questionamentos que devem ser feitos são: o que é? Quem? Onde? Como? Qual a conclusão?

Adaptando o conteúdo estudado para responder essas perguntas, o cérebro fará novas sinapses, contribuindo para exercitar a memória de longo prazo. Por ser uma técnica muito fácil de aplicar, pode ser feita em qualquer contexto. Com o hábito, esse processo ocorrerá quase automaticamente.

Ferramenta Trello
O Trello é uma ferramenta com versão gratuita que ajuda a organizar melhor as atividades. A plataforma de gerenciamento tem como base o paradigma Kanban, método criado pela Toyota para organizar as tarefas visualmente.
Basicamente, o site é composto por grandes quadros, nos quais é possível criar cartões das tarefas que precisam ser realizadas. É uma plataforma totalmente personalizável, e cada cartão pode ser movido de um quadro para o outro.

Quem estuda pode organizar cada quadro por disciplina, e cada cartão pode ser um tema de estudo. Ao registrar tudo no Trello, é possível acompanhar o progresso feito nas matérias, saber o que precisa ser mais estudado ou o que ainda falta estudar. O melhor de tudo é que, por ser um sistema de organização, pode ser usado em paralelo com alguma técnica de estudo, como a Pomodoro ou a Interrogação elaborativa.

Mapas mentais
O mapa mental é uma técnica de memorização, e toda a sua estrutura é pensada para facilitar o aprendizado de algum conteúdo específico. Pode ser uma ótima ferramenta em períodos de prova. O melhor de tudo é que você mesmo faz o mapa mental de acordo com as suas necessidades, usando palavras-chave, desenhos, cores e informações sobre o tema que precisa memorizar.
Em uma pesquisa rápida na internet, é possível encontrar bons modelos de mapa mental, que podem ser feitos em cartolinas. Há também aplicativos que disponibilizam templates para que as ideias possam ser organizadas pelo celular. Cabe ao universitário entender o que é mais conveniente.

Sistema Leitner
O sistema Leitner é uma técnica de memorização, que consiste em fazer cartões que de um lado tenham a pergunta e do outro, a resposta.
A técnica segue os seguintes passos: logo após preparar os cartões, separe-os em três caixas. Na caixa 1, coloque os cartões das perguntas que ainda têm respostas erradas, devendo, por isso, estudá-las uma vez ao dia, até encontrar a resposta certa. Na caixa 2, coloque os cartões das respostas certas, estudando-as, assim, duas vezes por semana. Finalmente, na caixa 3, coloque os cartões das perguntas que você já sabe as respostas certas, para revisá-las a cada cinco dias.
No entanto, se nas caixas 2 e 3, ao estudar as perguntas, você ainda as responder errado, elas devem voltar à caixa 1, a fim de repetir o processo para fixar o conteúdo no cérebro.

Dica bônus: seja saudável
Se alimentar bem, ter uma boa noite de sono, beber água, praticar exercícios e até mesmo usar roupas confortáveis. Tudo isso colabora para ter um melhor desempenho na faculdade. Então, não adianta seguir algumas das técnicas acima se você não cuidar do principal: sua saúde física e emocional.
O cérebro irá funcionar muito melhor se você mantiver a saúde em dia. Tente criar uma rotina de hábitos saudáveis, aliando-a aos estudos. Com certeza, você irá notar uma melhor performance na rotina de estudos.

Fonte: https://www.ciadeestagios.com.br/tecnicas-para-mandar-bem-nos-estudos/

Aguarde, realizando operação...