FLOW (MIHALY CSIKSZENTMIHALYI)
“Esse livro é uma jornada de autorreflexão e desenvolvimento para, no final, você entender a teoria Flow, onde você consegue determinar os tipos de sentimentos que temos ao cruzar nossas habilidades e capacidades com o nível de desafio que enfrentamos.
O Flow é quando temos um alto nível de desafio com um alto nível de habilidades e capacidades. Isso mudou a forma com o que eu vejo o desenvolvimento humano, pois sempre precisamos pensar o nível do desafio que passamos para as pessoas, aceitarmos e compreendermos que tipo de sentimento estamos gerando nas pessoas.” Vinicius Diniz – Gestor de RH.
O efeito do estado de fluxo, como também é chamado, é tão poderoso sobre o cérebro que, nessas condições, a produtividade pode aumentar em até cinco vezes, de acordo com um estudo da consultoria empresarial Mckinsey & Company. Thaís Gameiro, neurocientista e sócia da Nêmesis, assessoria corporativa especializada em neurociência organizacional, explica que essa mudança de comportamento está associada ao foco. “Ao experimentarmos o flow, realizamos a atividade com mais qualidade, pois grande parte de nossos recursos sensoriais e cognitivos estão dedicados à realização da tarefa em si, favorecendo nossa performance”, diz.
Fontes: Gupy e Forbes